TRATAMENTO DE CANAL / ENDODONTIA

Endodontia, popularmente conhecido como Tratamento de Canal, é a especialidade que trata da prevenção, diagnóstico e cura das doenças da polpa dental. Essa especialidade geralmente trata os casos de dor e infecção dentária.

A cárie é a causa mais comum da inflamação da polpa dentária; e os traumatismos dentários, inflamação da polpa decorrente de infecção periodontal, necessidade protética, e abrasões dentárias também podem ser fatores para tratamento de canal.

Os sintomas mais característicos são dor espontânea latejante e que aumenta com o calor. Nesse caso a polpa ainda está viva porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve. Já quando há morte da polpa e formação de abscesso (acúmulo de pus), geralmente a dor é bem localizada e há dor ao mastigar. Além disso, ao se abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente “pesa”.

O TRATAMENTO

Quando a polpa dentária encontra-se inflamada irreversivelmente, infectada ou necrosada, é necessário realizar o tratamento endodôntico. O tratamento consiste em remoção da polpa dental doente, modelagem do canal e obturação do espaço antes ocupado pela polpa.

Após o tratamento concluído, o dente necessitará de uma restauração ou prótese para voltar à sua forma e funções normais.

É UM TRATAMENTO DOLOROSO?

Com o uso de anestesia, o tratamento é indolor e, às vezes, nos casos de polpa mortificada, nem é preciso anestesiar.

SEMPRE QUE FAZ UM TRATAMENTO ENDODÔNTICO, O DENTE ESCURECE?

O escurecimento acentuado só acontece quando o dente sofre uma hemorragia ou mortificação pulpar antes do tratamento.

O QUE PODERÁ OCORRER SE O TRATAMENTO ENDODÔNTICO NÃO FOR REALIZADO?

Poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter consequências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea). A única solução a partir daí poderá ser a extração do dente.

Fale conosco e agende sua consulta agora mesmo!

(27) 3349-9697 / 99979-4156
Rua Castelo Branco, n° 766, Praia da Costa, Vila Velha - ES, CEP: 29101-480