Embora a maioria das pessoas tenham necessidade de passar por um tratamento de reabilitação oral, poucas delas sabem verdadeiramente sua função e os benefícios que proporcionam para uma perfeita harmonia bucal (arcada dentária superior e inferior).
QUAIS AS VANTAGENS DE TER UM BELO SORRISO?
Além mastigar corretamente os alimentos, quem é que não quer ter um sorriso bonito? Geralmente pessoas com os dentes bonitos adoram sorrir. O sorriso transparece sua saúde, enriquece quem recebe sem empobrecer que o dá.Ter dentes bonitos faz com que as pessoas fiquem mais auto-motivadas, mais felizes e menos envergonhadas. Quem gosta de sorrir parece estar sempre de bem com a vida, feliz e de bom humor.
QUAIS SINTOMAS QUE POSSO APRESENTAR DEVIDO A FALTA DE UM OU MAIS DENTES?
De acordo com estudos recentes, foi comprovado que a pessoa que não possui uma engrenagem bucal correta (superior e inferior) e que não realiza funções básicas, como: mastigar, falar e sorrir, pode desenvolver:
Dores de cabeça
Problemas nutricionais
Dor nas costas
Traumas dos músculos faciais
Problemas psicológicos
Envelhecimento precoce
A FALTA DOS DENTES PODEM GERAR OUTROS PROBLEMAS?
Sim. Com o passar dos anos a pessoa poderá acostumar a mastigar menos, ingerir alimentos pouco triturados e essa atitude irá dificultar o processo do aparelho digestivo, no futuro essa pessoa poderá apresentar problemas nutricionais de maior grandeza.
COMO E ONDE É FEITA A REABILITAÇÃO ORAL?
A reabilitação oral é feita no próprio consultório, é simples e atraumática, em grande parte dos casos. Na primeira consulta o dentista irá avaliar como está sua saúde bucal e sistêmica. Provavelmente serão necessários alguns exames, como fotos, modelos e radiografia panorâmica dos dentes para fazer o pré-diagnóstico.
Na segunda ou terceira consulta o dentista fará um modelo de gesso (da parte superior e inferior dos dentes), espelhando uma cópia da sua arcada dentária , transportando para um aparelho específico (articulador). O aparelho irá reproduzir os movimentos naturais da engrenagem bucal durante a mastigação. Neste modelo o dentista ira realizar um enceramento de diagnóstico, onde poderá lhe passar uma idéia de como o seu caso poderá ficar ao final do tratamento.
O dentista irá acompanhar esses movimentos diagnosticando quais as opções de reabilitação poderão ser aplicadas. Em conjunto com o paciente ambos poderão optar por um tratamento de implantes odontológicos, prótese removível, prótese fixa ou prótese total variando de caso a caso.
Em alguns casos são necessários realizar exames clínicos e exames radiográficos complementares (análises clínicas, tomográfias, Densitometria Óssea, Hemogramas, etc.). A partir daí, as informações fornecidas serão organizadas de maneira a fornecer o plano de reabilitação determinado para a situação.
QUAL O TEMPO NECESSÁRIO PARA FINALIZAR UMA REABILITAÇÃO ORAL?
Em média um tratamento dura de entre 6 e 12 meses, porém isso dependerá do grau de dificuldade do tratamento a ser aplicado.
Em casos de pessoas com os dentes desgastados por bruxismo, a reposição de alinhamento vertical é feita gradativamente para que o paciente possa de se adaptar, evitando desconforto durante a mastigação.
QUALQUER PESSOA PODE FAZER ESTE TRATAMENTO?
Sim. Nos dias de hoje, com os avanços da tecnologia é possível que a maioria dos pacientes se beneficiem deste tipo de tratamento, desde que a pessoa esteja em bom estado de saúde sistêmica.
A IDADE PODE INFLUENCIAR NO TRATAMENTO?
Não. Para que a reabilitação oral seja um sucesso as limitações de idade não são um problema, o tratamento pode ser realizado em pessoas mais jovens ou mais velhas.
(27) 3349-9697 / 99979-4156
Rua Castelo Branco, n° 766, Praia da Costa, Vila Velha - ES, CEP: 29101-480