DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

As doenças e os transtornos da articulação temporomandibular são um grupo de condições patológicas que causam dor nessa articulação (ATM) ou ao redor dela, e nos músculos vizinhos. Os problemas da ATM afetam a capacidade de uma pessoa para falar, comer, mastigar, engolir e inclusive respirar.

Quais são os sintomas de ATM?

O sintoma mais comum do ATM é a dor; No entanto, algumas pessoas não sentem dor, mas têm problemas para usar os maxilares. Os sintomas específicos incluem:

Dor facial

Dor na articulação do maxilar e as zonas adjacentes, inclusive no ouvido

Dor nas costas

Incapacidade para abrir a boca

Sons de estalo, salto ou chiado na articulação do maxilar

Travamento do maxilar ao tentar abrir a boca

Dor de cabeça

Mordida incômoda ou que se sente “fora” de posição

Inchaço do lado da cara da face, o pescoço ou o ombro

Outros sintomas incluem ‘zumbido’ nos ouvidos, diminuição da audição, enjôos e problemas de visão. Lembre-se que os problemas mesmo ocasionais na articulação do maxilar ou nos músculos da mastigação são comuns e devem ser causa de alerta.

O que causa as doenças e os transtornos da ATM?

Não são conhecidas todas as causas da Disfunção da Articulação Temporomandibular. Algumas causas possíveis são as lesões da articulação maxilar, diversas formas de artrite, alguns procedimentos dentários, estiramento dos ligamentos da articulação (como consequência de movimentos tais como a inserção de um tubo de respirador antes de uma cirurgia), e apertar ou ranger os dentes, durante o dia ou dormindo.

Fale conosco e agende sua consulta agora mesmo!

(27) 3349-9697 / 99979-4156
Rua Castelo Branco, n° 766, Praia da Costa, Vila Velha - ES, CEP: 29101-480